domingo, 3 de julho de 2011

Sim, enumerando!!!

Eu havia comentado que a Laurinha parecia dar os primeiros sinais de capacidade de enumeração, em que se conta itens um por um, associando um número à quantidade contada. Recentemente tivemos uma prova mais definitiva de que ela já consegue isso quando contou nos dedinhos de 1 a 10. E vem fazendo isso consistentemente.

No site do PBS Parents são listadas de forma bem detalhada o que é esperado do desenvolvimento da criança em várias áreas. Por exemplo, na parte de desenvolvimento matemático da criança de dois anos de idade, é dito o seguinte:

In the second half of this year, a very few children will be able to determine the number of items in a collection of up to five items by using one-to-one counting, or "enumeration" (i.e., the child labels each item in a collection with one and only one number word from the counting sequence to determine the total number of items in the collection).
Traduzindo:

Entre dois e meio e três anos, muito poucas crianças são capazes de determinar o número de itens em uma coleção de até cinco itens utilizando contagem um a um, ou "enumeração" (ou seja, a criança vai atribuindo a cada item da coleção um número único, em sequência, para determinar o número total de itens da coleção).

Como a Laura já enumera 10 itens aos dois anos e quatro meses, está um pouco adiantada. O mais interessante é que ela conta nos dedinhos igual a nós, começando pelo indicador, depois o médio, o anular, o mínimo e o polegar. E depois vai pra outra mão.

Ela ainda tem uma certa atração pelo número 10, mas agora já sabe que nem toda quantidade são 10. Antigamente ela ia "contando", apontando para os objetos meio aleatoriamente e recitando os números. E invariavelmente ela contava 10 :-) Agora não, ela vai direitinho, mas gosta de parar no 10, embora de vez em quando conte até mais.

Ah, sim, e ela começou a mostrar dois dedinhos também quando perguntamos sua idade!

Cantando com o papai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.