terça-feira, 14 de junho de 2011

Enumerando!?

Acho que a Laura está aprendendo a enumerar! Ela já conta até 10, em inglês e português, desde pouco mais de um ano de idade, mas é aquela coisa de decoreba. Quando a pedíamos para contar objetos, não fazia correspondência entre o número dito e a quantidade contada. Ou seja, ia apontando pros objetos meio aleatoriamente, como que tentando imitar o jeito que fazemos, mas sem saber direito o que é.

Esta noite tivemos uma experiência diferente. Ela pediu para eu pegar pra ela uma caixinha de madeira com que costuma brincar. Abriu a caixa e dentro havia algumas conchas e tampinhas plásticas. Então, na brincadeira, eu pedi: "would you give daddy some shells?" (dá umas conchinhas pro papai?) E, pela primeira vez, ela retirou uma a uma, contando e acumulando na mão. Havia quatro conchas e ela fez direitinho: "one, two, three, four!" e me deu as conchinhas.

Aproveitei a brincadeira e falei: "Lolly, how many lids do you have in the box?" (quantas tampinhas tem na caixa?) E ela realmente contou as três que havia!!!

Fiquei admirado e acho que ela está começando mesmo a adquirir a idéia de enumeração, em que se associa um número a uma quantidade. Pelo menos até 3 ou 4. Pode ser só coincidência. Vamos ver...

Brincando na Fonte da Torre de TV (olha pra câmera, vai?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.