domingo, 15 de março de 2009

Primeira Vacinação

É, nem tudo são flores! Depois de tantos momentos felizes depois que veio pra casa, chegou o dia da primeira vacinação da nossa princesinha, já no terceiro dia de vida: muito choro (e ranger de dentes, se ela já tivesse :-)

Os pediatras recomendam que se vacine os bebês nos postos de saúde mesmo, apesar de que alguns planos de saúde fazem reembolso de vacinas tomadas na rede particular (ou mesmo da opção de se pagar mesmo pelas vacinas). Um dos motivos que já ouvi é que, nos postos de saúde do governo, há uma alta rotatividade das vacinas, ou seja, não precisam ficar armazenadas por muito tempo e a garantia de eficácia é maior. Mas também já ouvi dizer que isso é besteira, pois se os prazos de validade e as condições de armazenamento são respeitadas, não há o que temer.

No primeiro mês do bebê, todas as doses necessárias são encontradas no próprio posto. Mas nos outroas meses há algumas que são consideradas "opcionais" pelo Ministério da Saúde, como por exemplo a contra pneumonia, que não são aplicadas nos postos. Ou seja, se você não tem condições de pagar, seu filho fica sujeito a ter pneumonia, o que é lamentável!

O vídeo abaixo mostra o dia da primeira vacina da Laurinha (20/02/2009). Recebeu doses da BCG e contra hepatite B. Uma no braço e outra na coxa.

E tome choro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário