terça-feira, 17 de março de 2009

Dormir sozinha

Desde o primeiro dia em casa, a Laurinha tem dormido em seu berço, no seu próprio quartinho. Queríamos que, desde o início, ela não tivesse dificuldades em dormir sozinha. Muita gente defende idéias como "cama familiar", em que o bebê dorme na própria cama dos pais, ou mesmo colocar o berço no quarto dos pais. E pra muita gente isso funciona bem, com o bebê dormindo mais tranquilo e dando também mais tranquilidade para os pais.

Mas nós tínhamos medo de que, no futuro, pudesse ser muito difícil reverter essas práticas. Ou seja, quando quiséssemos que ela dormisse sozinha no seu quarto, ela não quisesse de jeito nenhum. Imaginamos que, neste início, é mais fácil controlar, pois ela não tem muita noção do que ocorre em volta dela. E, mais importante de tudo, segundo o que pesquisamos sobre educação infantil, práticas como dormir sozinha no berço contribuem para que a criança cresça mais segura e independente. Por isso resolvemos que desde o início seria assim: dormir é no berço, sozinha em seu quarto.

E ela não tem problemas com isso: dorme direitinho. Mas, claro, para isso ela tem que estar com sono :-) Porém, se não estiver com sono, mesmo sendo a hora de dormir, aí complica! É preciso muita paciência para fazê-la dormir diretamente no berço, mas acaba conseguindo. O mais comum, entretanto, é ela mamar até dormir e ir do peito direto para o berço, pelo menos à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário