quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tell the story about...

Um comportamento que vem chamando a nossa atenção há algum tempo é o fato da Laura pedir para contarmos histórias. Não as dos livros, que ela também adora, mas sobre si mesma.  Parece algo relacionado tanto com seu estilo de aprendizado quanto com uma forma de lidar ou reviver situações que tennham sido marcantes para ela por algum motivo. Começa sempre assim

"Mommy (ou Daddy), tell the story about..." (Mamãe (ou Papai), conte a história sobre...)
  • I am going to school ( eu indo para a escola - sobre a rotina diária da se arrumar para a escola)
  • me at vovó's house (eu na casa da vovó - depois da última viagem para Minas)
  • we going to the airport (a gente indo para o aeroporto - depois da última viagem de férias)
  • me in the spooky train (eu no trem fantasma - isso foi depois de termos ido ao parque de diversões)
  • I woke up in the middle of the night (eu acordei no meio da noite - depois de eu ter dito que ela estava cansada porque acordou no meio da noite)
  • we going to the bucket swimming pool (nós indo para a piscina do balde - depois das férias, referindo-se a uma das piscinas infantis do resort em que ficamos hospedados)
  • me having an exam (eu fazendo exame - depois de um dia difícil em que a Laura teve que fazer exame de sangue)
  • when I went to the dentist... ( de quando eu fui ao dentista - após sua primeira visita ao dentista)
só para citar alguns exemplos!

Contar histórias é muito divertido!

Além disso, ela gosta de encenar as situações. Então, ao invés de pedir para contar a história sobre a praia ela começa "Let's pretend we are going to the airpoirt... " (Vamos fingir que estamos indo para o aeroporto...) e transforma a casa no cenário da "aventura": a cama ou o sofá viram as poltronas do avião. Fazemos todos os passos, como colocar o cinto, desembarcar, pegar o transporte para o hotel, nos prepararmos para ir para a praia... O mais curioso é que ela gosta também de trocar de papel. Assim, além de sugerir o cenário, ela diz: "You are Lolly, and I am mommy..." (Você é a Lolly e eu sou a mamãe...). Ela também faz o mesmo com episódios dos programas de TV que ela mais gosta. Um que ela tem encenado frequentemente (com participações especiais da mamãe, papai e babá, claro) é um em que as Meninas Superpoderosas deixam de usar filtro solar e pegam queimadura de sol (não sei se já foi exibido no Brasil - a Laurinha costuma ver no Youtube, o episódio se chama sun scream).

Adoro encenar (bom, pelo menos em casa!)


Como é característico desta fase, as histórias (e o "teatro") são repetidas incansavelmente. Mas nem sempre são as mesmas, pois a Laura vira e mexe interfere na nossa narração para lembrar ou inventar um detalhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário