quinta-feira, 16 de junho de 2011

Orange...Orange!

O inglês da Lolly já tem saído bem natural, embora não se comunique plenamente ainda. Hoje, por exemplo, pediu para sentar comigo ao computador, como sempre faz. Normalmente ela quer assistir a filminhos no Youtube e costuma pedir explicitamente por algum que já conhece.

Dessa vez ela pediu: "Daddy, let's see the robot?" (papai, vamos ver o robô?) Como eu não lembrava de nenhum filminho de robôs, eu sugeri a ela de procurarmos um robô para colorir: "What about coloring a robot? Let's do it?" (que tal colorirmos um robô, hein?) Como ela ficou animada, procurei no google imagens de robôs para colorir e ela escolheu um.

Robozinho para colorir

Copiei a imagem para o paint e perguntei a ela que parte queria colorir. Ela apontou para a barriga e disse "the belly!" Então perguntei que cor preferia. Ela disse "the belly is orange!" (a barriga é alaranjada!) e, como de costume, pressionou sobre a cor laranja com o dedinho, como se meu monitor fosse touch screen como o ipod dela :-)

Então eu cliquei no laranja e cliquei sobre a barriga do robô e comecei a colorir. Depois perguntei: "and which color do you want its buttons?" (e que cor quer os botões?) A resposta foi imediata: "orange!". Tentei sugerir: "Orange too? What about green or blue?" (Laranja também? Que tal verde ou azul?) E ela: "no, orange!" :-)

Ok, pintei de laranja e perguntei: "and the arms?" (e os braços?) e ela: "the arms are orange too!" (os braços também são alaranjados!). E assim foi, até o robozinho ficar completamente alaranjado! Achei interessante que ela utilizou direitinho a conjugação: "the belly IS orange" e "the arms ARE orange".

Robozinho após colorirmos

Depois eu falei pra ela: "Let's do it again? Which color do you want now?" (vamos colorir de novo? Que cor agora?) Ela pensou um pouco e disse: "now green!" (agora, de verde). E daí, adivinhem que cor ela escolheu para cada uma das partes do robô? Isso mesmo, tudinho verde! Achei tão engraçados os robozinhos monocromáticos dela!!!

Na aula de natação

Nenhum comentário:

Postar um comentário