segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Para ler, ver, clicar

Já li tanta coisa!... De artigos científicos a alguns nem tanto. Na era da informação, nada mais difícil que selecioná-la. 

Sou do tipo que gosto de me informar, isto me tranqüiliza. Mas, da minha experiência, o que posso dizer é que o excesso de informação também causa ansiedade, principalmente para grávidas depois dos 30. Os riscos são maiores e a literatura às vezes dá a impressão de serem ainda mais. O que funcionou para mim foi me informar do necessário e confiar na minha médica. 

Comento a seguir algumas fontes que usei ou estou usando com mais freqüência.
  • A gravidez depois dos 30 - Dr. Glade B. Curtis.  Foi um dos primeiros livros que comprei, ainda bem antes de decidir se iria engravidar. Embora eu não tenha gostado do estilo, reconheço que é um livro abrangente e com muitas informações úteis, especialmente para quem está engravidando mais tarde.
  • Concepção e gravidez depois dos 35 anos - Dra. Laura Goetzl e Regine Harford. Este é menos abrangente que o anterior, mas é bastante informativo. Ele é também mais resumido, que o facilita ter uma visão de alto nível dos principais aspectos com os quais a gente tem que se preocupar.
  • O que esperar quando você está esperando - Heidi Murkoff, Arlene Eisengerg e Sandee Hathaway. Este livro ganhei da minha amiga Maria Abadia. É um clássico, a bíblia. Muito completo sobre vários aspectos da gravidez mês a mês. 
  • Os segredos de uma encantadora de bebês - Tracy Hogg e Melinda Blau. Este também foi presente da minha querida amiga. Há quem questione a reputação da Tracy Hogg, mas eu estou adorando este livro. Pode ser uma opinião suspeita a minha, pois aprecio organização e disciplina. Identifiquei-me bastante com a abordagem que ela propõe para entender, cuidar e educar o bebê nos primeiros meses de vida. Recomendo! Recentemente descobri que a Tracy Hogg também tem um programa no Discovery Home & Health - Nossos Filhos - E pude vê-la em ação. Fiquei ainda mais impressionada.
  • Fertility friend - Este site oferece ferramentas para monitorar os sinais de fertilidade, além de ter uma quantidade de informações enorme e de ótima qualidade sobre o assunto. Oferece um serviço gratuito, que, pelo tempo de experiência de 1 mês, deixa todas as funcionalidades do site disponíveis. Depois disso ainda é possível continuar usando gratuitamente um serviço básico. Eu acabei fazendo a assinatura depois do primeiro mês e não me arrependi, embora só tenha usado por 2 meses.
  • 3D preganacy -  este é o site que estou usando para acompanhar a gravidez semana a semana. Tem imagem 2D e 3D do bebê a cada semana e informações sobre o desenvolvimento do bebê e as transformações correspondentes no corpo da mãe; também um pouco do aspecto emocional destas transformações para a mãe e o pai.
  • KidDiddles - Site com letras de canções infantis populares em inglês. Todas as letras vêem acompanhadas da música.
  • The baby human. Esta é uma produção fantástica que descobri, por acaso, no Discovery Home & Health. É apresentado como uma série de 5 aspectos do desenvolvimento do bebê do nascimento até os 36 meses. Os temas são: andar, falar, pensar, fazer parte, relacionar-se. Cada programa mostra diversos experimentos que evidenciam como estas habilidades se desenvolvem na criança. Imperdível!
  • Programa de acompanhamento e apoio à gestação. Este é um curso oferecido pela Câmara dos Deputados, infelizmente não é aberto ao público, somente aos funcionários. Eu e o Douglas estamos fazendo juntos. Dura pouco mais de 2 meses, uma vez por semana, e trata de vários apectos da gravidez, puerpério e amamentação: físicos, emocionais, psicológicos, sempre com palestras de especialistas no assunto. Muito bom!
  • A encantadora de bebês resolve todos os seus problemas. Esta foi minha última aquisição, ainda estou no começo da leitura. O título é pretensioso, mas estou levando mais em conta o conteúdo do livro anterior da Tracy Hogg como referência.  Se for tão bom quanto Os segredos e uma encantadora de bebês já valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.