quarta-feira, 25 de junho de 2014

Eventos do primeiro semestre

Este ano a Laura está cursando o Intermediate Kindergarten (IK), que corresponde ao Jardim II. É uma série em que, na Maple Bear,  termina a imersão total em inglês e as crianças começam a ter aulas de português também. Do ponto de vista da linguagem, o foco tanto do inglês quanto do português é no que chamam de pré-alfabetização: conhecimento do alfabeto (que começou ainda ano passado), tanto a representação das letras quanto os sons e o desenvolvimento de muitas outras habilidades necessárias ao letramento: trabalhos com rimas, projetos literários, treino da escrita, etc..  A educação bilíngue propõe que a alfabetização ocorra primeiro na língua mãe (português, no nosso caso).  A alfabetização propriamente dita ocorrerá ano que vem, no Year 1.

O ano começou com o Star of the week e a Laura foi a primeira escolhida. No IK, os aniversariantes do mês são as estrelas de cada semana (a Laura é de fevereiro)... Nos anos anteriores, tínhamos pedido para as professoras que a Laura não fosse a primeira, para que ela tivesse tempo de se acostumar à ideia das apresentações ao observar outros colegas. Com já contamos em outros posts, situações de exposição costumavam exigir um certo cuidado da nossa parte.

Este ano, nem deu tempo de falar com as professoras. Na verdade, não deu tempo nem de pensar se seria necessário! Fomos pegos de calças curtas... Dado o bom histórico recente, deixamos correr. A Laura estava toda animada. E foi tudo bem com as apresentações ... O semestre inteiro!

Em março veio o Open house. É um evento em que os pais são convidados a visitar a sala de aula para ver os principais trabalhos desenvolvidos no período. Os trabalhos de todos os alunos ficam expostos na sala. As crianças normalmente ficam muito orgulhosas de mostrarem o que fizeram e de explorar o ambiente da classe com os pais. O destaque das fotos a seguir é para um dos trabalhos desenvolvidos no período: o projeto literário de português, "Elmer, o elefante xadrez". As crianças fazem uma leitura/exploração do livro em classe com a professora e trabalham o tema sobre diversas perspectivas.

Projeto: Elmer, o elefante xadrez

O Elmer da Laura
Turminha reunida

Em abril tivemos a comemoração do Dia da família. Este ano a escola optou por não comemorar dia das mães e dia dos pais em separado, como costumava fazer. É uma opção mais inclusiva, pensando que nem todas as famílias tem a formação tradicional. Mas confesso que senti falta da comemoração "só pra mim"!

A apresentação foi uma graça, pois nesta idade eles tem muito mais coordenação. Fizeram a coreografia direitinho e cantaram muito animados. Parabéns às misses Analu e Luana pela organização!  Além de tudo, para nós foi uma emoção especial ver a Laura se apresentando pela primeira vez em uma comemoração em homenagem aos pais.

Chegando na festa
Lindinhos no palco ao som de "Smile"

Em maio matei a vontade de uma apresentação "só pra mim". Como acontece todos os anos (este é o terceiro da Laura no ballet, com Miss Liège) em maio há uma aula aberta em homenagem às mães.

Apresentação em homenagem ao dia da mães
Bailarinas lindas!! Com as amiguinhas Luísa e Bárbara
Mamãe orgulhosa :-)

Este semestre de alegrias, terminou com a festa junina, também a primeira em que a Laura participou da apresentação. Como a escola sincronizou seu calendário de férias com o período da Copa, estamos agora em férias.
Pronta para a festa!

Parzinho cheio de charme... com o amiguinho Murilo

No palco

Linda com o papai!
Foi um semestre em que vimos a Laura seguir progredindo em seu amor pelo aprendizado, nas interações sociais, no auto-controle de suas emoções...  seguindo a linha do que descrevi na Retrospectiva de 2013.  Saber que ainda temos muitas alegrias e desafios pela frente só nos faz cada dia os pais mais felizes e babões do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.