segunda-feira, 25 de junho de 2012

Star of the week

O Star of the week é um projeto da Maple Bear  em que cada aluno é o destaque da turma por uma semana. Tem por objetivo trabalhar a auto-estima e outros valores e  habilidades importantes, adaptados a cada série.  No Toddler, os objetivos são desenvolver a auto-estima, expandir o vocabulário e envolver os pais na rotina escolar dos filhos. No Nursery, série atual da Lolly, os objetivos são desenvolver a auto-estima,  o senso de responsabilidade, promover o uso da expressão oral, expandir o vocabulário e preparar a criança para exposições públicas.


Twinkle, twinkle, little star!
Na edição do Toddler, que aconteceu em agosto do ano passado, a Laura teve que levar fotos de vários momentos de sua vida (na barriga da mãe, nascimento, engatinhando, primeiros passos...) para compor um mural que ficaria exposto em sala durante toda a semana. Num dos dias da semana, os pais deveriam comparecer para apresentar outras fotos e falar sobre o filho.

A primeira experiência da Laura não foi boa. Eu nem participei, na tentativa de evitar alguma reação mais forte. Ainda assim, a Laura chorou quase o tempo todo e se recusou a ficar junto do grupo enquanto o Douglas apresentava um álbum virtual (ele usou o iPad). Ficou num canto da sala, no colo da Miss Mara.

No ano passado, tivemos alguns episódios assim em eventos que envolviam exposição do aluno e/ou quebravam a rotina da escola, como o Open House (evento realizado no final do trimestre em que os pais são convidados a ver os trabalhos dos filhos na escola). Acho que algumas características do temperamento da Lolly explicam isso:  ser uma criança intensa, sensível e que tende a ter uma primeira reação negativa a um evento novo (embora se envolva depois de um tempo). Adicione a isso a imaturidade emocional própria da idade e tudo se explica.

Solicitamos à escola uma "segunda chance" em novembro, e a reação dela foi completamente diferente! Ela fez carinha de choro no começo, mas em pouco tempo já estava bem e participando. Desta vez fomos eu e o Douglas.

A edição deste ano, do Nursery,  foi ainda melhor. Mas fomos com cautela. Quando recebemos o aviso pela agenda de que o projeto iria começar, tomamos duas medidas: começamos a "brincar" com ela de Star of the week em casa e solicitamos à Miss Amanda que ela não fosse das primeiras a participar, pois sabemos que ela precisa de um tempo para lidar com novidades.

Material do Star of the week: álbum das estrelinhas e a Mistery box

Na segunda semana do projeto, fomos surpreendidos quando a Laura chegou da escola com o material do Star of the week. Mas havia uma explicação na agenda: Miss Amanda informou que a Laura havia pedido para participar!  Ela achou que seria interessante aproveitar a disposição da Lolly e, se não desse certo, daria outra oportunidade.

Questionário mostrado na terça
A escolha do aluno se dá por sorteio e o nome dela não estava sendo incluído. Não é que incluíram e a Laura foi sorteada? Ela participou na semana de 18 de junho.

Nesta edição as atividades eram:
  • Segunda: montagem do mural, com fotos de vários momentos da Laura, como no Toddler.
  • Terça:  apresentação de um questionário ilustrado com colagens e fotos,  que seria usado para a Laura falar um pouco de si, com a ajuda da professora.

Livro "lido" na quarta
  • Quarta: "leitura" de um livro que gostasse para para os colegas
  • Quinta: seria o dia da Laura levar a Mistery Box (uma caixa com um objeto da Laura para os demais colegas adivinharem o conteúdo a partir das dicas preparadas por ela. Ela escolheu uma de suas bonecas).
Além disso, ela seria a primeira da fila e a ajudante da professora durante a semana.

A Laura foi muito bem nas apresentações, como se pode ver nos vídeos a seguir. Ficamos radiantes (e emocionados) com o progresso da nossa estrelinha! Agradecemos imensamente à equipe de professoras do Nursery (Miss Amanda, Miss Dani e Miss Tati) que gentilmente compartilharam  este momento conosco.



Laura falando de si mesma para a classe


Laura "lendo" um de seus livros favoritos para a classe



Laura ajudando a professora na chamada


Na sexta, as crianças recebem um certificado pela participação.

Positive attitude and hard work!

Nenhum comentário:

Postar um comentário