sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Let’s go potty!

Há mais ou menos 1 ano planejamos o desfralde da Laura. Compramos o troninho e quando íamos começar, ela constipou. Tudo começou na viagem que fizemos para Minas para passar o natal de 2010 com a família. Depois disso a constipação virou um círculo vicioso, com seus piores momentos entre março e abril deste ano. Em maio já estava tudo bem, mas resolvemos adiar qualquer iniciativa de potty training para depois que o tratamento terminasse, o que aconteceu em setembro.

Neste meio tempo, claro, Laurinha que já é uma criança grande, cresceu mais ainda e as fraldas começaram a não dar conta do recado. Em um certo momento começamos a conviver com vazamentos à noite e ela já estava usando pampers noturna XXG ... foi para a pull ups XXG da Huggies que também só deu conta por um tempo e terminamos com a geriátrica pp (Bigfral juvenil). E começamos a ter vazamentos também de dia (com a pampers total comfort XXG)!

Já andava lendo sobre desfralde e resolvi usar como referência o “No Cry Potty Training Solution” . Com base nesta referência, em outubro começamos algumas ações: desde deixar a Laura me  acompanhar ao banheiro com mais frequência a ensiná-la a baixar a calça e tirar a própria fralda. Compramos alguns livros e um vídeo na Amazon que contam histórias de meninas fazendo a transição para o peniquinho. E o plano para novembro era apresentar esse material e começar um desfralde simulado com as bonecas. Do material, "The Potty Book and DVD Package for Girls" foi o que fez  o maior sucesso. 


E no mesmo dia em que começamos a simular a rotina de usar o peniquinho com as bonecas a Laurinha também quis participar. Depois de alguns dias de acidentes sucessivos (e nenhum sucesso...) começamos a duvidar que a Laurinha estivesse realmente entendendo o que era esperado dela. Foi então que usamos mais uma das sugestões do "No cry potty training solution" e introduzimos um reward chart (do livro "Potty Time Training Pack"). 

Cada vez que ela fazia xixi no penico, dávamos a ela um adesivo para colar no chart. O que compramos é metálico, para ser usado com ímãs. Vieram vários adesivos magnéticos e, quando acabaram, passamos a colar adesivos comuns em pedacinhos de papel magnético, improvisando nossos próprios adesivos magnéticos.

Potty chart: nos dois primeiros dias após o chart, quatro vezes ela fez xixi no potty

Apesar de eu não gostar da história da recompensa, funcionou como mágica: a Laurinha começou a usar o peniquinho prontamente e não parou mais.  Com uma resistência aqui e outra ali, mas progredindo bem.
Fomos seguindo as iniciativas dela e, quando nos demos conta, na terceira semana desde o início do desfralde, ela já estava indo sem fraldas para a escola e usando o banheiro lá.  Também contamos com todo apoio das professoras da Laura, principalmente Miss Nella.

Ainda há uma dificulade: o cocô. A Laura ainda está resistente em usar o peniquinho para fazer cocô, embora já tenha feito algumas vezes. Aí procuramos ir com todo cuidado, seguindo o ritmo dela especialmente neste caso, tendo em vista o histórico de constipação.  

Agora achamos que é questão de dar tempo ao tempo até que a Laurinha se sinta confortável de usar o peniquinho sempre. Depois ainda vem a transição para o vaso... banheiros públicos...

Sabemos que ainda vamos conviver com acidentes, talvez alguns passinhos para trás, mas, de todo modo, tivemos muitos progressos num espaço curto de tempo e, até agora, tudo correu melhor que o esperado. Estamos orgulhosos da nossa mocinha!


Nossa mocinha fantasiada de Stephanie (Lazy Town)

2 comentários:

  1. Não deixem de postar nas férias ein Mammy and Daddy! Miss Leilane já morre de saudades da Lolly! heheh =*

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Miss Leila! Depois das festas devemos ter novidades ;-)
    Também sentimos falta de você e todos da Maple Bear! Agradecemos o carinho. Abraços.
    Lolly, Junia e Douglas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.