sábado, 12 de novembro de 2011

Super Why

A Laura tem estado viciada em um desenho animado chamado SuperWhy. Trata-se de uma animação exibida no canal PBS Kids e patrocinada pelo ministério da educação dos EUA. O objetivo é ensinar alguns fundamentos de leitura da língua inglesa para crianças de 3 a 6 anos. O programa é exibido também no Discovery Kids Brasil.


SuperWhy and the Super Readers


Quando assistiu pela primeira vez, a Laura ficou encantada! Baixei então diversos episódios e durante um bom tempo ela só queria assistir ao SuperWhy! Mas é mesmo muito divertido e, ao mesmo tempo, muito educativo. Eles introduzem um problema a ser resolvido e depois entram em um livro de um conto de fadas específico onde irão mudar a história e procurar a resposta para aquele problema. Durante a aventura,  trabalham com letras, sílabas, mudando o sentido de frases ao trocar palavras, etc. É muito interativo e eles perguntam o tempo todo as respostas para as crianças. A Laura fica quase que num diálogo com o desenho, respondendo as perguntas que consegue.

Quando perguntam os sons das letras ela sempre acerta quando fala (às vezes ela não fala nada, só fica assistindo). Por exemplo, lembro de um episódio em que o Alpha Pig perguntou que vegetal começa com C e mostrou alguns, sem falar o nome. Ela rapidamente disse "corn!". Quando aparecem as superletters (letras que ajudarão a formar a palavra ou frase que é a solução do problema) ela sempre fala seus nomes. Quando a Princess Pea faz um som (ex: /d/, /g/) e pergunta ao expectador, a Laura acerta quase sempre! Quando o SuperWhy substitui as palavras para mudar o sentido da estória, ela fica olhando atentamente, como que tentando entender o que está rolando.
"Super Why" brincando no playgroud :-)
Há também algumas apps do SuperWhy para o iPod que a Laura ama! São três que achamos até agora:
  • Super Why, que segue a mesma linha do desenho animado, mas em que a criança deve responder as perguntas escolhendo com o dedo. A Laura gosta muito.
  • Super Why Paint, com vários desenhos do Super Why para a criança pintar ta tela do iPod. A Laura adora e fica pintando todos os desenhos com uma única cor, como de costume :-)
  • Super Why Alpha Boost, joguinho em que é preciso colher as letras que vão caindo. Ainda é meio difícil para ela.

Voltando a falar dos episódios, outro dia a Junia estava imitando um gatinho para a Lolly, pois estávamos assistindo a um episódio em que a Princess Pea ganhou um "brand new kitty" (novo gatinho). O engraçado foi que a Laura achou que isso era o nome do gato e ficava falando pra Junia "come here, bare kitty" ao invés de "brand new kitty". E quando a Junia ficou roçando nela, como fazem os gatinhos, a Lolly disse pra mim: "look, daddy, he loves me!"  :-)


Outra coisa engraçada é que ela diz ser o SuperWhy! Não está nem aí que ele seja menino :-) O negócio dela é ser o personagem principal dos desenhos. E ainda diz que a mamãe é a Red Riding Hood (chepeuzinho vermelho patinadora) e o papai é o Alpha Pig (porquinho que domina o alfabeto). E sua bonequinha, que é um bebezinho, a Laura diz que é a Princess Pea, com sua varinha de condão! A gente se diverte muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.