sexta-feira, 6 de maio de 2011

Primeiro Boletim Escolar

Como o tempo passa rápido! Outro dia mesmo estávamos imaginando como a Laurinha se adaptaria à escola. Agora não só já faz quase três meses que ela começou a estudar, como já tivemos nossa primeira reunião de pais, com direito a boletim escolar e tudo!

O primeiro boletim escolar da Laura



O primeiro boletim escolar da Laura

A professora falou muito bem do comportamento dela e frisou que ela tem uma ótima relação com os colegas. As sextas feiras são o dia de levar um brinquedo de casa e sempre se espera algum atrito entre as crianças. Mas a Laura não se abala quando algum colega pega seu brinquedo.

Na verdade, ficamos até surpresos com isso, pois, ultimamente, quando vamos com ela no playground, costuma não gostar de dividir o brinquedo com os outros colegas. Outro dia mesmo, chegamos em um playground com escorregador e carrossel e ela parou e começou a reclamar de longe, porque queria ir sozinha no carrossel e outras crianças já estavam lá. Em outra ocasião, no Parque da Cidade, ela estava brincando de escorregar pelo casco de uma estátua de tartaruga quando chegou um coleguinha e subiu no casco. Imediatamente ela olhou para ele e disse: "não pode!", querendo que ele saísse. Mas também não faz muito drama e conseguimos desviar sua atenção para outras coisas.

Outro elogio foi em relação à linguagem. De acordo com a professora, a Laura entende tudo o que é dito na sala de aula e fala com ótima pronúncia, superando as expectativas. Se considerarmos que tudo o que é dito é em inglês, por se tratar de uma escola canadense, podemos afirmar que nossa estratégia de lhe dar uma educação bilingue está dando ótimos resultados. Um exemplo que a professora deu foi que, em uma atividade em que estavam ensinando os nomes dos animais através de fotos, ela mostrou a figura de uma foca e, na hora, teve um branco em relação ao nome em inglês. Quando perguntou aos alunos, a Laura não hesitou e logo disse: "the seal!". A professora disse que ficou admirada.

Minha garota!


Também come muito bem sozinha e permanece sentada durante todo o lanche, sendo bem disciplinada.

Já os pontos que precisam melhorar um pouco são que ela não participa muito deliberadamente das atividades. Prefere mais observar do que participar, aparentando ainda alguma timidez. Porém, é preciso levar em conta que ela está há apenas 3 meses na escola e que houve mudança de professora há um mês e meio. Além do que, ela fica mesmo um pouco tímida com estranhos. Já em casa, ela coopera bastante nas atividades. Algumas vezes precisa de algum convencimento, mas por fim ela coopera. Por exemplo, quando sentamos para "ler" com ela e ela espalha os livros pelo quarto, pedimos que ela os recolha e muitas vezes ela não quer, preferindo ir para outra atividade. Damos um tempo a ela e, se continua não querendo, transformamos a organização dos livros em uma brincadeira e ela vem logo ajudar a guardar.

Outro ponto é que não tem muita noção do perigo de algumas coisas. De fato, achamos que ela é muito corajosa, tentando fazer coisas que realmente oferecem algum perigo. Por exemplo, cada vez mais tem subido nas coisas e tentado pular, ou escorregar. No parque, tenta subir as escadas dos brinquedos, mas sem olhar para o chão, não percebendo que pode se dar mal ao enfiar o pé nos vãos. Achamos que é uma combinação de falta de noção, devido à idade, e de coragem.


Parabéns, chuchuzinho do papai!

Por fim, é muito bom ver essa avaliação por parte das professoras, visto que até hoje as impressões que temos da nossa filha sempre foram só nossas. E é emocionante ver como ela está se desenvolvendo bem na escola, pois essa era uma grande preocupação, tendo em vista seu temperamento meio esquentado :-)

Um comentário:

  1. Douglas e Junia, Parabéns !!
    A Laurinha está uma gracinha !!
    Fico feliz que ela esteja gostando da escolinha !!
    Um beijo grande, Marcele

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.