Também achei útil informações de fóruns como este.
Sempre buscando tirar dúvidas com a minha ginecologista e com a pediatra, tentei:
- Fitoterápicos - chá da mamãe (da weleda), tintura de algodoeiro, capsulas de alfafa, Legalon (extrato de silimarina)
- Homeopático - fórmula homeopatica para aleitamento
- Alopáticos- Motilium, Plasil(este não cheguei a usar regularmente, pois me fez mal), Syntocinon
- Outros - compressa de água quente, extração do leite.
Quando comecei a extrair regularmente, lembro que tirei cerca de 250 ml no primeiro dia, hoje consigo tirar mais que o dobro disso. Ainda não consigo dar apenas o meu leite para a Laurinha, mas tenho conseguido aumentar a proporção de leite materno em relação ao Nan.
Como eu, vocês devem estar raciocinando: se precisa complementar, então o leite não está sendo suficiente, certo? Não é bem assim... primeiro porque a extração com bomba não é tão eficiente quanto o bebê sugar, então eu certamente tiro menos do que a Laurinha conseguiria no mesmo período. Segundo, mesmo quando a mama está vazia o leite "desce" durante a mamada ou extração, então depende também da frequência e volume retirado. Terceiro, a produção de leite normalmente se adequa à demanda, quanto mais o bebê mama (ou quanto mais se extrai), mais leite é produzido. Os casos de baixa produção de leite costumam ser raros, segundo este artigo. De qualquer forma, não acho que teria leite suficiente até para doar, como já me disseram.
Esta é a bomba que estou usando atualmente (bomba elétrica Swing, da Medela). É eficiente e silenciosa. Eu tenho uma outra da mesma marca(modelo Mini eletric), que parei de usar quando comprei esta. Não é tão eficiente e é barulhenta. Comprei a primeira bomba quando estava grávida, achando que ia usar mais quando voltasse ao trabalho. Mas a situação atual justificou o novo investimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.