quarta-feira, 21 de março de 2012

Eu amo meu potty!

Apenas para atualizar sobre o potty training: atualmente a Laura só usa fralda para dormir à noite. Fazer cocô no troninho, que no início chegou a ser um problema, resolveu-se por iniciativa da Laura,  a partir do início de janeiro; foi mesmo uma questão de dar tempo ao tempo.

A Laura ainda tem seus momentos de resistência, afinal, as brincadeiras são muito mais interessantes do que parar para ir ao banheiro ;-)  Com alguma frequência, ela deixa o xixi para o último minuto se não a convencemos a ir antes. Mas, fora isso, adora se sentar no seu potty e ficar brincando com o iPod. Fica lá até mais de meia hora. Tanto que, uma opção pela manhã é penteá-la e arrumá-la para ir para a escola enquanto ela está no troninho. Assim ela fica satisfeita com o tempo de permanência e se levanta de boa vontade quando a chamo para tomar café.  Ás vezes quando adiamos o xixi para o momento imediatamente antes de sair  para a escola, acabamos nos atrasando, pois depois que ela senta é a maior dificuldade para tirá-la de lá, principalmente quando ela resolve que tem que fazer cocô de qualquer jeito ;-)

Sentada num peniquinho e abraçando outro :-)

Outro avanço é que ela também tem usado banheiros públicos sem problemas. Às vezes até pede para ir e não faz nada, acho que só porque acha interessante a novidade.

Agora quanto a tirar a fralda da noite não temos nada a fazer a não ser esperar. Como li no  No cry potty training solution, este é um processo totalmente biológico. Não há nada que se possa fazer para ensinar uma criança a não fazer xixi à noite. Tudo depende da bexiga ser grande o suficiente para reter a urina e o sistema urinário e o cérebro estarem trocando as mensagens certas (por exemplo para acordar quando a bexiga estiver cheia à noite).  Desde o início do treino, a Laurinha passa algumas noites consecutivas acordando seca. Às vezes cinco ou seis dias. Mas quando penso que é hora de tentar deixá-la dormir sem fralda ela volta a acordar de xixi e permanece assim por mais outro perído. Em resumo, ainda não tem um padrão que permita arriscar deixá-la sem fralda para dormir.

Falando nisso, demorei tanto para publicar este post  (comecei há quase um mês) que já estão aparecendo novidades. Esta semana ela começou a pedir para usar o vaso ao invés do potty. Também esta semana a Laurinha, mesmo de fralda, começou a acordar no meio da noite pedindo pra fazer xixi. Dá a maior pena, pois ela acorda assustada e confusa. Além disso, é uma agitação danada e até que tudo se acalma, lá se foi uma hora até estarmos todos na cama novamente.  Mas isso pode ser mais um sinal de que estamos no caminho para darmos adeus às fraldas, definitivamente!

2 comentários:

  1. Lindaaa!
    Sinto saudade de estar na sala com a Lolly!
    Beijo grande pra vcs todos!

    ResponderExcluir
  2. Miss Nella!
    Pode apostar que a saudade é recíproca. Apesar da Laura se retrair quando nos encontramos, ela continua brincando de escola com a gente e o papai continua tendo que fazer o papel de Miss Nella :)
    Ela faz o papel de si mesma e às vezes de Ms Mara... uma graça!
    Do seu jeito ela demonstra que vocês continuam especiais pra ela. Nos também lembramos com saudades de muitos momentos do Toddler...

    Grande beijo!

    ResponderExcluir