sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dois aninhos!


Dia 17 de fevereiro foi aniversário de dois anos da Laurinha. Nossa idéia era comemorar de forma simples e resolvermos fazer uma festinha somente na escola. Sabíamos que seria bem diferente do que se costuma chamar de "festa", pois, pelas regras da escola, somente três adultos podem participar, além de que não poderíamos distribuir lembrancinhas às crianças. Tabém somente seria permitidos bolo e sucos e a duração seria somente a do horário do "snack time", que é de meia hora. E o dia seria na sexta feira, 18 de fevereiro.

Comemoraçãozinha em casa

No dia 17 fizemos uma comemoraçãozinha em casa mesmo, depois do jantar dela. Ligamos a webcam para que os avós acompanhassem e cantassem os parabéns juntamente conosco. Usamos o Yahoo Messenger e não tínhamos descoberto, até então, um modo de fazer chamada de vídeo simultânea com mais de uma pessoa. Sendo assim, tivemos que cantar duas vezes, uma conectados com os avós maternos e outra com os paternos. Mas foi bem divertido!

 Convite enviado aos coleguinhas da escola
Para a festinha da escola, a Junia encomendou um bolo com massa integral e chocolate meio amargo e morangos, bem gostoso por sinal. A idéia era trazer algo doce, que as crianças apreciassem, mas que fosse nutritivo também.

Chegamos no horário e preparamos a mesa. As crianças ficaram observando, curiosas, enquanto as professoras explicavam que era aniversário da Laura. Todos têm por volta de dois anos também e muitos não sabiam o que estava acontecendo, inclusive a Laurinha :-) Ainda falta um pouco para ela entender o que é um aniversário, mas já sabe que tem a ver com cantar parabéns e com bolo!

Preparando a festinha na escola

Enquanto preparamos o bolo, obviamente a Laurinha meteu o dedinho nele :-) Como é seu aniversário, não tentamos impedir muito! De qualquer forma, foi só um furinho e, ao levar o dedo à boca, ela soltou um "uhm, so gooood mommy!" :-)

As professoras colocaram todos sentadinhos em suas cadeiras, em duas mesas separadas, visto que não cabia todo mundo em uma só. Cantamos os parabéns e, ao final, como de praxe, a Laurinha chorou! Ela chora quase sempre que termina a música dos parabéns, mesmo quando não é aniversário dela :-) Na verdade, já notamos que, quando a música tem uma melodia mais sentimental, ela parece ficar emocionada ao final e chora. Mas, no caso de "Parabéns pra Você", não entendemos muito o motivo. O que fazemos é confortá-la e dizer que está tudo bem e que não tem nada de errado em chorar. Assim esperamos contribuir para que aprenda a lidar com seus sentimentos e que aprenda a expressá-los de forma saudável, sem culpa, por exemplo.

Quase todo mundo sentadinho comendo bolo!

Fiquei particularmente impressionado de ver todas aquelas coisinhas miudinhas sentadinhas, comendo bolo e bebendo suco! Tão lindinho! As professoras conseguem manter a ordem muito bem!

Obviamente, após alguns minutos, quase todos já estavam meio lambusados de chocolate e suco! Boquinhas, rostinhos, mãozinhas, roupinhas e, claro, as mesas, cadeiras e o chão!

Após comer um pouco de bolo, a Laura puxou a mamãe para conhecer o playground. O problema é que os brinquedos estavam molhados, pois havia chovido bastante à noite. Daí houve um pouco de choro, porque ela queria sentar ou deitar nas poças d'água formadas sobre os brinquedos e, como ainda não tinha acabado a aula, não deixamos. Após algum esforço, convencemos ela a voltar para a sala ao falar dos presentinhos que havia ganhado.

Com a mamãe

Sobre os presentes, aliás, nem esperávamos que tivesse! Nosso entendimento era de que não poderia haver distribuição de presentes e nem de lembrancinhas. Mas a professora disse que o que não pode é haver distribuição de lembrancinhas dos aniversariantes às outras crianças.

A Laura, curiosa que é, quis abrir todos na sala mesmo! Foi muito gentil da parte dos outros pais terem lembrado do aniversário da Laura, mesmo não podendo participar.

Indo embora

Por fim, depois do horário do lanche, fomos com ela até o playground da areia azul. Ela brincou um pouco, mas não se desgrudava de nós, pois não queria que a deixássemos lá até o final da aula. Como era seu aniversário, concordamos em fazer como ela queria e a levamos pra casa, toda suja de areia azul :-)

2 comentários:

  1. olá floOr, sou nova por aq e achei mto interessante o blog, um pouquinho das nossas viida, e eh semprwe bom trocarmos experiencia!

    ResponderExcluir
  2. olá floOr, sou nova por aq e achei mto interessante o blog, um pouquinho das nossas viida, e eh semprwe bom trocarmos experiencia!

    ResponderExcluir