terça-feira, 27 de abril de 2010

iPod (e pode?)

A Laurinha é doidinha com o meu iPod Touch! Há vários meses nós o utilizamos para distraí-la nas situações mais complicadas de choro.

Ô custo pra fazê-la desgrudar os olhos do brinquedinho!


Por exemplo, depois do banho, à noite, logo antes de dormir, sempre teve choro. E não é porque ela não quer ir dormir, não. É como se fosse uma tradição: deitou no trocador após o banho e ela já começa a querer se levantar, resmungar e, por fim, chorar. É rara a noite em que ela não dá nem uma choradinha. Mas com o iPod já melhora um pouco. Coloquei nele diversos clipes de músicas infantis baixados do Youtube, como os do Mother Goose Club, episódios de Backyardigans e de Jack's Big Music Show, clipes do Hi-5 e um clipe do Vila Sésamo (Elmo's Song). O engraçado é que, no início, ela deitava no trocador e pedia "Elmo", mas não que queria ver o clipe do Elmo, mas era como se achasse que o iPod se chamava Elmo. Agora já fala "iPod" direitinho.

Meu iPod (ou da Laurinha, dá na mesma!)


Claro, alguém poderia perguntar: mas não é um aparelho frágil? Certamente, mas coloquei uma capa de silicone e uma película protetora nele, de forma que, quando ela o bate no chão ou o joga longe, as chances de estragar diminuem. Mas a principal precaução que tomo é em somente deixá-la segurá-lo na cama ou sobre o tapete. E hoje em dia ela já não tem impulso de batê-lo nas coisas ou jogá-lo por aí. Mas, se deixar, ela pisa em cima sem querer, como já aconteceu :-)

Uma observação sobre a foto do iPod acima: como a câmera não consegue pegar a imagem da tela direito, fotografei o aparelho e substituí a área da tela por um printscreen do próprio iPod (Home+Power). Ah, sim, e para quem estranhar as 5 linhas e 5 colunas de ícones, a data/memória livre, o percentual de bateria, e a Laurinha no papel de parede, é que a primeira coisa que fiz quando acabou a garantia do aparelho foi jailbreak usando o blackra1n (rápido, simples e indolor :-) e não me arrependi! Mas continuo comprando apps (como as da Laurinha) somente da Apple Store.

Voltando ao assunto, é legal a Laura já conseguir escolher o que quer ver. Eu listo os filmes e ela pede "Baby" (Baby Jeans), "Elmo" (Elmo's Song), "Neném" (Que que Tem na Sopa do Neném), "Mice" (Hickory Dickoy Dock), etc.

Outra coisa que ela curte são as apps educativas para bebês que baixei para ela. Muitas são pagas, mas custam só 0,99 dólar, o que vale muito a pena. A seguir vou listar as que ela mais gosta:

AnimalTalk

AnimalTalk é uma app que exibe uma roleta contendo vários animais. Ao deslizar o dedo para um dos lados da tela, a roleta roda para aquele lado. Quanto mais rápido for o movimento do dedo, mais rápido ela gira. Ao parar, ela mostra um animal e emite seu som, que pode ser o real ou a imitação feita por uma criança, dependendo das configurações. O nome do animal aparece na parte de baixo e, ao pressioná-lo, o som é repetido. A Laurinha adora, mas de tanto brincar, já está meio enjoada!

CleanMyScreen

Clean My Screen é bem interessante e funciona assim: escolhe-se uma foto (ou imagens do próprio aplicativo), escolhe-se um cachorrinho ou gatinho e ele vai aparecer por trás da foto e lambê-la até que ela desapareça! Outra opção é fazer o contrário: o animalzinho lambe a tela e a foto vai aparecendo onde ele lambeu. É bem divertida e a Laurinha, quando quer essa app, fala "au au", pois o ícone dela é o de um cachorrinho estilizado.
EliasZoo


Outro bem legal é o EliasZoo, que consiste de dezenas de cartas em que, ao se selecionar uma, aparece um animal e é emitido um seu som característico. Ao se sacudir o iPod, uma carta aleatória é exibida com o som correspondente. Este a Laurinha pede dizendo "Bear".

EliasABC


O EliasABC exibe uma carta com uma letra e o desenho do objeto que começa com tal letra, além de pronunciar o nome do objeto. Apesar de, teoricamente, ser para crianças que já estão aprendendo as letras, a Laurinha gosta bastante, pois curte repetir os nomes dos objetos. Quando quer brincar com esta app, ela diz "Apple".
EliasMatch

Já o EliasMatch é um daqueles joguinhos de combinar figuras. Possui 4 modos: bichos, objetos, letras e números. Claro, a Laurinha ainda não entende nada, mas ela se diverte quando jogamos para ela ver. E ao final sempre aparece um balãozinho com som de aplausos para comemorar.


IGoToFarm

"I Go To Farm" é uma app que mostra uma paisagem 360 graus com vários animais em uma fazenda. Ao clicar em um dos animais, ele se move e faz seu som característico. As animações e o som são super legais. Ao clicar e arrastar sobre a imagem, ela vai mudando como se a gente estivesse no meio da fazenda, até começar tudo de novo (360 graus). Tem vaca, corvo, ovelha, porco, galo, galinha, sapo, burro, pato, e cavalo. O mais interessante é que essa app é grátis, apesar de ser tão divertida. A Laurinha gosta bastante.

GlowColoring

Outro que ela pede com frequência é o GlowColoring, que permite fazer dezenhos estilo "neon" usando somente a ponta dos dedos. Essa árvore acima, por exemplo, eu fiz nele. Mas a Laura prefere círculos, triângulos e quadrados com carinhas dentro :-)

VocalZoo

Das apps com fotos e sons de animais, Vocal Zoo é bem interessante. Tem cerca de 70 fotos grandes e com som. Pena que é só a foto e não um filminho! Os animais vão de gato e cachorro até tubarão! Como diversas apps, tem uma versão "lite" de graça para testar.

FarmPiano

Outra bem divertida é Farm Piano, em que se toca uma nota no piano e, ao invés do timbre tradicional das notas, pode-se escolher ouvir um pato, uma ovelha, um porco ou uma vaca. O mais engraçado é o porquinho e a Laura se diverte bem!

O fato é que chegamos a comprar para ela um daqueles mp4 players vagabundinhos de pouco menos de 200 reais, mas a qualidade do som e da imagem era tão ruim que ela simplesmente o ignorava e pedia o iPod! E a porcaria estragou após uns 2 meses, do nada. Pode não saber nada da vida ainda, mas percebeu imediatamente a diferença da qualidade de som e de imagem dos dois aparelhos, que é brutal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.