terça-feira, 27 de abril de 2010

iPod (e pode?)

A Laurinha é doidinha com o meu iPod Touch! Há vários meses nós o utilizamos para distraí-la nas situações mais complicadas de choro.

Ô custo pra fazê-la desgrudar os olhos do brinquedinho!


Por exemplo, depois do banho, à noite, logo antes de dormir, sempre teve choro. E não é porque ela não quer ir dormir, não. É como se fosse uma tradição: deitou no trocador após o banho e ela já começa a querer se levantar, resmungar e, por fim, chorar. É rara a noite em que ela não dá nem uma choradinha. Mas com o iPod já melhora um pouco. Coloquei nele diversos clipes de músicas infantis baixados do Youtube, como os do Mother Goose Club, episódios de Backyardigans e de Jack's Big Music Show, clipes do Hi-5 e um clipe do Vila Sésamo (Elmo's Song). O engraçado é que, no início, ela deitava no trocador e pedia "Elmo", mas não que queria ver o clipe do Elmo, mas era como se achasse que o iPod se chamava Elmo. Agora já fala "iPod" direitinho.

Meu iPod (ou da Laurinha, dá na mesma!)


Claro, alguém poderia perguntar: mas não é um aparelho frágil? Certamente, mas coloquei uma capa de silicone e uma película protetora nele, de forma que, quando ela o bate no chão ou o joga longe, as chances de estragar diminuem. Mas a principal precaução que tomo é em somente deixá-la segurá-lo na cama ou sobre o tapete. E hoje em dia ela já não tem impulso de batê-lo nas coisas ou jogá-lo por aí. Mas, se deixar, ela pisa em cima sem querer, como já aconteceu :-)

Uma observação sobre a foto do iPod acima: como a câmera não consegue pegar a imagem da tela direito, fotografei o aparelho e substituí a área da tela por um printscreen do próprio iPod (Home+Power). Ah, sim, e para quem estranhar as 5 linhas e 5 colunas de ícones, a data/memória livre, o percentual de bateria, e a Laurinha no papel de parede, é que a primeira coisa que fiz quando acabou a garantia do aparelho foi jailbreak usando o blackra1n (rápido, simples e indolor :-) e não me arrependi! Mas continuo comprando apps (como as da Laurinha) somente da Apple Store.

Voltando ao assunto, é legal a Laura já conseguir escolher o que quer ver. Eu listo os filmes e ela pede "Baby" (Baby Jeans), "Elmo" (Elmo's Song), "Neném" (Que que Tem na Sopa do Neném), "Mice" (Hickory Dickoy Dock), etc.

Outra coisa que ela curte são as apps educativas para bebês que baixei para ela. Muitas são pagas, mas custam só 0,99 dólar, o que vale muito a pena. A seguir vou listar as que ela mais gosta:

AnimalTalk

AnimalTalk é uma app que exibe uma roleta contendo vários animais. Ao deslizar o dedo para um dos lados da tela, a roleta roda para aquele lado. Quanto mais rápido for o movimento do dedo, mais rápido ela gira. Ao parar, ela mostra um animal e emite seu som, que pode ser o real ou a imitação feita por uma criança, dependendo das configurações. O nome do animal aparece na parte de baixo e, ao pressioná-lo, o som é repetido. A Laurinha adora, mas de tanto brincar, já está meio enjoada!

CleanMyScreen

Clean My Screen é bem interessante e funciona assim: escolhe-se uma foto (ou imagens do próprio aplicativo), escolhe-se um cachorrinho ou gatinho e ele vai aparecer por trás da foto e lambê-la até que ela desapareça! Outra opção é fazer o contrário: o animalzinho lambe a tela e a foto vai aparecendo onde ele lambeu. É bem divertida e a Laurinha, quando quer essa app, fala "au au", pois o ícone dela é o de um cachorrinho estilizado.
EliasZoo


Outro bem legal é o EliasZoo, que consiste de dezenas de cartas em que, ao se selecionar uma, aparece um animal e é emitido um seu som característico. Ao se sacudir o iPod, uma carta aleatória é exibida com o som correspondente. Este a Laurinha pede dizendo "Bear".

EliasABC


O EliasABC exibe uma carta com uma letra e o desenho do objeto que começa com tal letra, além de pronunciar o nome do objeto. Apesar de, teoricamente, ser para crianças que já estão aprendendo as letras, a Laurinha gosta bastante, pois curte repetir os nomes dos objetos. Quando quer brincar com esta app, ela diz "Apple".
EliasMatch

Já o EliasMatch é um daqueles joguinhos de combinar figuras. Possui 4 modos: bichos, objetos, letras e números. Claro, a Laurinha ainda não entende nada, mas ela se diverte quando jogamos para ela ver. E ao final sempre aparece um balãozinho com som de aplausos para comemorar.


IGoToFarm

"I Go To Farm" é uma app que mostra uma paisagem 360 graus com vários animais em uma fazenda. Ao clicar em um dos animais, ele se move e faz seu som característico. As animações e o som são super legais. Ao clicar e arrastar sobre a imagem, ela vai mudando como se a gente estivesse no meio da fazenda, até começar tudo de novo (360 graus). Tem vaca, corvo, ovelha, porco, galo, galinha, sapo, burro, pato, e cavalo. O mais interessante é que essa app é grátis, apesar de ser tão divertida. A Laurinha gosta bastante.

GlowColoring

Outro que ela pede com frequência é o GlowColoring, que permite fazer dezenhos estilo "neon" usando somente a ponta dos dedos. Essa árvore acima, por exemplo, eu fiz nele. Mas a Laura prefere círculos, triângulos e quadrados com carinhas dentro :-)

VocalZoo

Das apps com fotos e sons de animais, Vocal Zoo é bem interessante. Tem cerca de 70 fotos grandes e com som. Pena que é só a foto e não um filminho! Os animais vão de gato e cachorro até tubarão! Como diversas apps, tem uma versão "lite" de graça para testar.

FarmPiano

Outra bem divertida é Farm Piano, em que se toca uma nota no piano e, ao invés do timbre tradicional das notas, pode-se escolher ouvir um pato, uma ovelha, um porco ou uma vaca. O mais engraçado é o porquinho e a Laura se diverte bem!

O fato é que chegamos a comprar para ela um daqueles mp4 players vagabundinhos de pouco menos de 200 reais, mas a qualidade do som e da imagem era tão ruim que ela simplesmente o ignorava e pedia o iPod! E a porcaria estragou após uns 2 meses, do nada. Pode não saber nada da vida ainda, mas percebeu imediatamente a diferença da qualidade de som e de imagem dos dois aparelhos, que é brutal!

sábado, 24 de abril de 2010

Volta à Natação

Finalmente, após cerca de um mês, a Laurinha pôde voltar para a natação. Esta semana a médica a liberou dos curativos diários e agora ela já pode ficar com as mãozinhas livres. Entretanto, devemos tomar todo cuidado para que não pegue sol na palma das mãos.

Antes de cair na água

Essas fotos, na verdade, não são da primeira aula após sua volta, pois eu tinha esquecido a câmera no dia. Mas, de qualquer maneira, esta foi melhor que a primeira, pois ela tinha estranhado um pouco a piscina e ficado meio apreensiva com os mergulhos, chegando até a chorar. Mas com o tempo está voltando a se soltar e a mergulhar normalmente.

Brincando na "casinha" com a mamãe

sábado, 17 de abril de 2010

Passeio no clube

Mesmo com as mãozinhas ainda enfaixadas resolvemos levar a Laurinha ao clube, pois se tem uma coisa que ela adora é água! E, claro, foi uma farra!

"Chuva!", como ela mesma diz :-)

De fato, as mãozinhas dela já estavam quase boas a esta altura e as ataduras eram mais para proteger de atrito e do sol do que de qualquer outra coisa. Esperamos que já nos próximos dias poderemos tirá-las.

Pausa pro papai (ou pro pipi, vai saber!)


Bom, mas nem tudo foram flores. Assim que chegamos, fomos renovar o exame médico e, quando a Laurinha bateu o olho no jaleco branco, caiu no choro :-( Também, depois de algumas semanas de tortura psicológica para trocar os curativos no hospital, até eu ficaria com medo de médico :-)

Levei-a para fora, para a área das piscinas, para distraí-la, enquanto a Junia fazia seu exame. Depois revezamos. O stress desapareceu assim que enfiamos seus pezinhos na água.

Princesinha saindo da casinha de bonecas

Fora a piscina, ela também se divertiu bastante no parquinho. Engraçado que ela parece que nem percebe as ataduras nas mãozinhas. O que é ótimo, pois não a atrapalham em nada! Brincou, correu e cantou bastante...

Cantarolando no cavalinho

E antes de ir embora, uma foto à beira no Paranoá. Nessa hora ela já estava bem cansada e doida para mamar e tirar uma soneca (olha a mãozinha).

Mãozinha boba querendo "nummies"

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tagarela

Com um ano e um mês de idade, o vocabulário da Laura está crescendo diariamente. Claro, a maioria das palavras que ela sabe ainda não articula direito. Mas é interessante ver que ela é consistente com o significado, ou seja, utiliza as mesmas palavras nos mesmos contextos.

A força da mente (ou pura sorte do fotógrafo)

O que quero dizer é que não se trata somente de uma repetição mecânica, como um papagaiozinho. Ela não precisa nos ouvir dizer para articular. Por exemplo, outro dia ela viu uma mancha no chão e gritou "miau". Fomos ver e realmente lembrava um gatinho :-) A centopéia com que ela brinca durante o banho ela passou a chamar de "turtle" de uma hora para outra (e realmente ela se parece com uma tartaruga!). Toda vez que vê foto de algo de comer faz "uhmmm". Percebe que está começando a chover até mesmo antes de nós e grita "uva" (nem precisa ver a chuva, só de ouvir os primeiros pingos). Quando acaba o Peixonauta, diz: "bybye Tá!". E assim por diante...

Ela tem vários livrinhos em que, em cada página, há um papel escondendo um bichinho. É intressante que ela praticamente já decorou os animais que aparecem escondidos em cada folha e vai falando um a um, antes mesmo de ver qual é!

Outra coisa que gosta é de cantar. Tenta acompanhar qualquer música, não importa se nunca ouviu :-)  As que já "decorou", ela repete o final das palavras, ou mesmo balbucia qualquer coisa, só para seguir a melodia. Nos filminhos a seguir (Youtube) ela aparece cantando:





Outra coisa bem engraçada é como ela fica brincando de fazer músicas :-) Usa uma melodia simples de uma musiquinha e substitui as palavras por "neném", "daddy", "mommy", etc, e aí sai coisas como "neeeeeném neneném, neeeeeeném neneném..." e por aí vai. É muito engraçadinho!

Brincando (e cantando) no parquinho


A seguir, algumas "palavras" que ela costuma dizer:

  1. Áff - giraffe - girafa
  2. Aatim - atchim, espirro
  3. Aua, águ - água, ou qualquer coisa que estejamos bebendo e que queira também
  4. Auau - cachorro
  5. Ávoe - árvore
  6. Bá - ovelha
  7. Baby, neném - fala quando vê crianças (ou a si mesma em fotos ou no espelho)
  8. Bé - bear (urso, em inglês)
  9. Bee - nome da abelhinha de pelúcia dela. Também chama quase todo inseto de bee, mesmo os sem asas :-)
  10. Brrrrr - fala quando vê um carro
  11. Bug - ladybug (joaninha, em inglês, quando vê um inseto pintado)
  12. Buol - ball (bola em inglês), ou também diz "buóa", quando vê bola ou balão
  13. Byebye - fala até para nossa casa quando saímos
  14. Ca - square (quadrado). Também a "Uniqua", dos Backyardigans
  15. Cacau - cachorrinho de pelúcia
  16. Cou - circle (círculo)
  17. Có - Crock, nome do seu jacarezinho de brinquedo
  18. Cô - oink (barulho que o porco faz em inglês, ela diz quando vê um porquinho)
  19. Cocó - Galinha, galo
  20. Coó - Pocoyo (criancinha de um desenho animado)
  21. Dê - apelido da babá
  22. Dia - bom dia, fala de vez em quando, principalmente quando nos vê falando
  23. Didi - Gigi, a girafinha de brinquedo
  24. Dou, doudói - doll (boneca)
  25. Gou - triangle (triângulo)
  26. Guégui - Gregg, cachorrinho de pelúcia
  27. Ich - fish (peixe)
  28. Máau, miau - gato
  29. Mais - nummies, ou "mamar" em inglês
  30. Mais - mice (ratos, em inglês, mas ela usa tanto para um quanto para muitos)
  31. Mâni - Bunny (coelhinho)
  32. Min - diz quando quer que cantemos "Ugh", dos Backyardigans (tem 'mean' na música)
  33. Mimi - gatinha de pelúcia
  34. Mmmmm - diz quando vê comida
  35. Mommy, mamãe
  36. Moo - fala sempre que vê vaca ou cavalo
  37. Nana - banana, e pepino também :-)
  38. Nanei - Barney, do programa "Barney e seus amigos"
  39. Não - começou a falar e gosta de repetir quando falamos
  40. Oi - diz quando vê a babá (pois esta vive dizendo oi)
  41. Oke - diz quando quer que imitemos o "Cookie Monster", do Vila Sésamo
  42. Onge - orange (laranja)
  43. Pablo - personagem dos Backyardigans
  44. Papai, papi, daddy
  45. Pi - pipi
  46. Pou - apple (maçã)
  47. Tá - Peixonauta, personagem de desenho animado
  48. Tidi - TV, em inglês
  49. Tôto - turtle (tartaruga)
  50. Uhmmm - comida
  51. Uva - chuva
  52. Vovó

Vamos incrementando a lista ao longo do mês!