quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Peripécias aos 10 meses

A Laurinha faz 10 meses hoje e resolvemos escrever esta postagem com suas habilidades atuais.

A danadinha não para quieta. Agora já consegue se locomover sozinha de várias formas (só falta mesmo andar sozinha). Quando está deitada, consegue rolar, sentar-se e se levantar segurando nos móveis ou na grade do berço. De fato, ela tem adorado ficar brincando no berço. Achamos que é porque ela se sente segura com todas aquelas almofadas. Ela adora ficar "rolando" prá lá e prá cá e depois ficar de pé, jogando tudo pra fora do berço :-)
Farra no bercinho



Às vezes, quando a ouvimos chorar à noite, chegamos no quarto e lá está ela, de pé no berço, no escuro, olhando para a porta e com almofadas e cobertores jogados no chão :-)

Já dá conta de engatinhar por todo lado e está cada vez mais "fluente" nessa habilidade. Ou seja, tivemos que proteger todas as tomadas que estavam ao seu alcance.

Consegue se segurar nos móveis para ficar de pé e em seguida sair andando apoiada com uma das mãos. Também já dá uns passinhos, quando forçamos um pouco a barra, mas ainda não teve coragem de tentar sozinha. É engraçado que, às vezes, parece que ela quer atravessar a sala sozinha: segura em um móvel e fica olhando para o outro lado, como se medindo a distância, chegando até a soltar um pouco as mãos, mas aí perde a coragem e volta a segurar! Então, começa a reclamar, como que pedindo ajuda :-)

Andando na sala segurada por uma das mãos


Já os andadores que compramos não deram muito certo, pois ela não gosta de nenhum. Mas, pelo jeito, achamos que não serão necessários.


Comendo biscoito no andador (que ela não curte!)



Descobriu o funcionamento das portas e gosta de ficar abrindo e fechando, com um sorriso no rosto :-) Logo, tivemos também que colocar em todas as portas aqueles prendedores que impedem que a porta se feche totalmente, para não bater nos seus dedinhos. Mesmo assim, outro dia ela tentou puxar a porta enquanto engatinhava e levou um beliscãozinho da soleira da porta no dedinho! Chorou um pouquinho, mas não foi nada.

Outra coisa que estamos gostando muito é de seu interesse por livros e revistas! Quando vamos com ela para o escritório, ela vai direto em direção à pilha de livros infantis e revistas e já se senta, esperando que comecemos a "ler" para ela. Pegamos então um livro ou uma revista e começamos a passar as páginas, apontando para as figuras e fazendo comentários. Ela fica olhando atentamente. Às vezes ela mesma passa as páginas, como se estivesse querendo ver algo mais interessante logo! E até que ela já tem uma boa habilidade de passar páginas, pois dos seus livrinhos só rasgou umas duas até hoje :-)


Adora "ler"


Um dos livros do escritório é um educativo de pano, para ensinar atividades do dia a dia da criança. Ele tem um sapatinho com cadarço e um ursinho com fitinha para amarrar, uma blusinha com botões, um bolso, a cabeça de um menino com um ziper na boca (inclusive com uma cenoura e um ovo frito para colocar em sua boca) e algumas figuras geométricas com velcro. Ela adora esse livrinho e vai direto para as formas. Gosta de desgrudá-las do livro e, quando o faz, dá até um sorrisinho, como que dizendo "consegui!" :-) Mas também brinca com o menininho, pondo a comidinha em sua boca e retirando.

Temos outra pilha de livros infantis no quarto dela. Quando vamos até lá, ela segue o mesmo comportamento: senta-se para ler. Esses livros são mais novos e alguns têm as páginas bem grandes e coloridas. Um de que ela gosta muito é o de musiquinhas infantis. Ele vem com um CD e tem músicas como "Marcha Soldado", "Ciranda Cirandinha", etc. É super bonitinho quando vai chegando a página da música da "Barata diz que tem...", pois ela já começa a bater palminha! Quando cantamos pra ela, fica super animada!

Palmas para a dona baratinha!



Além das palminhas, ela também já dá tchauzinho e aponta o dedinho. Quando quer tocar em alguma coisa ela aponta o dedinho da direção para que a aproximemos do objeto.

Quando estou ao computador e ela me vê, começa a reclamar querendo vir pro meu colo. É que ela gosta de ficar assistindo a vídeos de bichinhos do Youtube que eu sempre ponho pra ela. Adora vídeos de cachorrinhos e gatinhos. Mas também gosta de vídeos engraçados, como os do "Gummy Bear" e do "Sapo Maluco".

Também é louca com meu iPod Touch. Costumo colocar desenhos do Backyardigans nele para que ela assista. Inclusive essa foi uma técnica que utilizamos para estimulá-la a engatinhar, quando ainda não conseguia. Colocamos ela sobre a cama, em uma ponta, e na outra o filminho. Aí ela vai engatinhando até o iPod e fica lá assistindo, virando o aparenho de um lado pro outro, como se quisesse pegar os personagens :-)

Também usamos o iPod para distraí-la quando está chorando muito depois do banho noturno. Isso ocorre principalmente quando ela está muito cansada: fica muito ansiosa para que terminemos de vesti-la logo e abre o berreiro. Então, quando nada mais funciona, pegamos o iPod e colocamos os Backyardigans. É como se fosse mágica: ela para na mesma hora e se concentra do desenho animado!

Em geral, o senso de humor da Laura é ótimo! Não é difícil arrancar uma gargalhada dela. E é engraçado como ela já percebe quando é pra rir nos desenhos animados. Mas às vezes ela começa a rir assistindo a um desenho e ficamos sem entender o motivo :-) Também reage batendo palminhas e, quando de pé, às vezes "ensaia" uma dancinha, dobrando e esticando rapidamente os joelhos!

Na natação ela está ótima! Na chegada, já quer correr em direção à piscina, nos puxando pela mão.Fica super à vontade, não tem nenhum medo de mergulhar e raramente engole água. Quando sentada na beira da piscina, já cai sozinha na água. Consegue se locomover sozinha pela piscinha apenas segurando na barra. E já tenta "escalar" a borda da piscinha, segurando na barra e empurrando a parede com os pezinhos, para alcançar os brinquedos colocados na borda.

Tchbum!


Está na fase de jogar as coisas no chão, como eu citei no caso do berço. sua primeira reação ao pegar qualquer coisa nova é sacudir pra ver se faz algum barulho e depois arremessar ou bater no chão. Tanto que o Ipod eu só dou a ela quando está deitada sobre nossa cama.

Adora outras crianças, principalmente as maiores, e adora os animais que vê pela rua. Às vezes ela começa a dar uns gritinhos e, quando vamos ver, é porque viu um cachorrinho.

Por fim, ela já articula diversas sílabas e às vezes parece até que está cantando! Fica repetindo sem parar coisas como "da-da", "dé-dé", "té-té", "eté-eté", "cun-cun", "nhê-nhê", "ba-ba", etc, e combinações dessas. É tão bonitinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.