domingo, 5 de março de 2017

Monta - Desmonta - Monta...

A Isabella está com um ano e cinco meses e adora bloquinhos, principalmente do tipo lego. Fica super concentrada montando.

Até há poucos meses, ela somente desmontava. Empilhávamos blocos de empilhar e ela vinha correndo pra derrubar, morrendo de rir :-) E, no caso dos blocos de montar, vinha desmontando tudo! Mais recentemente ela tem tomado a iniciativa de empilhar e montar (e em seguida, desfazer tudo). Passa vários minutos encaixando e desencaixando.


Montando bloquinhos do tipo LEGO


Mas ainda não tem muitas habilidades e tenta às vezes encaixar torto e na força, ficando bem brava por não dar certo. Quando fica brava, ela agora está com mania de grunhir igual a um cachorrinho 😁. 

Tem também um brinquedo com umas figuras geométricas de encaixar em pinos que ela adorava. Por alguns meses foi o favorito de empilhar.

Encaixando figuras geométricas nos pinos


Depois descobriu os giz de cera em forma de cones. Encaixa um no outro e chama de sorvete ("i-keem"). Finge que lambe e faz o barulhinho 😆.

Criando "sorvetes"


Além dos bloquinhos, ela também tem mania de colocar e retirar as coisas de caixas. Tem várias coleções de livrinhos dela que vêm em caixinhas e ela retira todos e põe de volta, várias vezes, toda concentrada.

Esse comportamento, de concentração, também aparece em outras ocasiões. Por exemplo, ela tem uma caixinha de flashcards, herdados da Laura. Adora espalhar os cartões e depois empilhar de volta na caixa, um por um.

É muito bonitinho vê-la ganhando cada vez mais destreza ao fazer essas atividades. Perde a paciência quando tenta várias vezes e não consegue, mas tentamos ficar por perto para ajudar e acalmá-la. São oportunidades importantes de desenvolvimento e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.