quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A adolescente que eu quero ter - parte 1

Nas minhas leituras sempre encontro orientações sobre disciplina que gostaria de compartilhar. Atualmente, estou lendo o "The no cry discipline solution" da Elizabeth Pantley e finalmente consegui um tempinho para traduzir alguma coisa. A tabela que compartilho a seguir é uma tradução livre e não autorizada de informação do capítulo "Planning ahead, looking ahead: your child as a teenager", cuja mensagem é: pense no adolescente que você espera que seu filho se torne e invista a partir da primeira infância! Como fica muita informação para um post (e porque só consigo fazer a tradução aos poucos...) vou dividir em 2 posts. Aí vai a primeira parte:

Comportamento típico do adolescenteComportamento desejadoComo ajudar a criança a desenvolver o comportamento desejado
Deixa a louça suja espalhada pela casaColoca as louças para lavar e guarda a louça limpa1 a 3 anos: ensinar a entregar o prato para você quando terminar a refeição.
3 a 6 anos: ensinar a colocar seu próprio prato na bancada ou na pia.
6 a 12 anos:fazer a criança colocar a louça na pia ou na lava-louça, ajudar a secar, guardar a louça e seguir uma rotina de limpeza como lavar a louça que sujar.
Deixa pilhas de roupas sujas no chão do quartoSepara as roupas para lavar e leva para área de serviço1 a 3 anos:ensinar a colocar a própria roupa em um cesto no seu quarto.
3 a 6 anos: ensinar a colocar a roupa suja na área de serviço ou separar as roupas (por exemplo, de cor e branca) para lavar
7 a 12 anos: participar da organização da roupa limpa como dobrar meias e camisetas e guardar as próprias roupas nos armários e gavetas.
Responde os pais quando pedem para fazer algoFaz o que foi pedido, mesmo a contragosto, sem responder1 a 3 anos: evitar dizer não excessivamente. Explicar o que você quer ao invés de dizer o que você não quer
3 a 6 anos: corrigir, educadamente, comentários inadequados. Ensinar a criança a expressar emoções negativas de maneira aceitável
7 a 12 anos:tratar imediatamente qualquer episódio de resposta inadequada. Definir comportamentos que não são permitidos. Ser consistente.
Ignora os pedidos dos paisDemonstra que entendeu o pedido e o executa1 a 3 anos: fazer pedidos de maneira simples, clara e adequada para a idade
3 a 6 anos:abaixar-se na altura da criança,  olhar nos olhos e fazer o pedido de forma clara e específica
7 a 12 anos: tomar uma atitude, fazendo com que as coisas aconteçam por meio de uma ação (tal como pegar a criança pela mão) se ela não responder imediatamente.
Esquece dos afazeres, tais como retirar o lixo
Faz as tarefas diárias sem ser lembrado.
1 a 3 anos:quando a criança fizer bagunça, fazer com que ela ajude a arrumar as coisas, tornando o processo agradável e divertido
3 a 6 anos: ter rotinas diárias de organização da casa , como ajudar a tirar a mesa.
7 a 12 anos: ter rotinas diárias de organização da casa sob sua responsabilidade, listadas num cartaz
Discute e briga com os irmãosSe dá bem com os irmãos, resolvendo desentendimentos de forma madura1 a 3 anos:ensinar como compartilhar e ser gentil e delicado com os irmãos.
3 a 6 anos:mediar brigas entre irmãos, ensinado-os como resolver os próprios problemas.
7 a 12 anos: pedir que as crianças resolvam seus problemas enquanto você monitora à distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.