quarta-feira, 3 de março de 2010

Aprendi a andar! (I'm a toddler!)

No dia 3 de março de 2010, com 1 ano e 15 dias, a Laurinha soltou as mãos e saiu andando pela casa sozinha! Cheguei até a ouvir mentalmente a "Also sprach Zarathustra", de Strauss (tema de 2001). Só faltou ela jogar um osso pra cima :-)

Laura recebe o passe e corre para fazer uma cesta!

Coincidência ou não, no mesmo dia, percebemos seu primeiro dentinho apontando! Bom, para mim que, depois de um ano, já estava conformado de que ela seria banguelinha mesmo, foi uma ótima surpresa :-) E olhando melhor mais tarde, não era só um, mas dois dentinhos!

Um fato interessante é que, nesse mesmo dia, fez exatos 12 meses do dia de sua previsão de nascimento. Mas, como sabemos, ela acabou vindo duas semanas antes.

Seus primeiros dois dentinhos acabaram de apontar

Bom, desde muito cedo, lá pelos 3 meses, a Laurinha gostava de ficar de pé. Com o passar dos meses, ela passou a nos puxar pelas mãos para perambular pela casa. Achamos que ela andaria super cedo, lá pelos 9 meses, pois aos seis meses já andava com muita desenvoltura segurando em nossas mãos.

Mas o tempo foi passando e nada de ela querer se soltar. Vez por outra ela dava uns passinhos para ir de um sofá para o outro na sala, mas não passava disso. Nos últimos dois meses ela estava bastante ativa, andando pra lá e pra cá pela casa se apoiando nas paredes e nos móveis. E andava tão direitinhos que ficávamos tentando soltar suas mãos para vê-la se equilibrar. Mas, na mesma hora, ela se sentava no chão, olhando para nós com um sorrisinho maroto, como quem diz "comigo não, violão!"

Até que, nesse dia 3 de março, enquanto segurava uma maçã em uma das mãos e um maracujá na outra, ela simplesmente saiu andando pela cozinha! Levamos um susto e comemoramos bastante. Mas o interessante é que, logo no início, ela só andava quando segurava a maçã e o maracujá :-) Até achamos que daria para conviver com isso, renovando sempre o estoque dessas frutas para que ela pudesse dar seus passeios sozinha :-D

Preparando-se para andar com os famosos maçã e maracujá

Mas percebemos que parecia que se sentia segura quando segurava um objeto em cada mão, da mesma forma que se sente segura ao nos agarrar pelas mãos para caminhar por aí.

No primeiro dia ela só andava assim. Mas, a partir do segundo, começou a andar mesmo sem segurar nada. Mas de vez em quando ela parecia esquecer como fazer. Quando isso ocorria, bastava colocar um brinquedo em cada uma das mãozinhas dela para que saísse em disparada :-)

Zanzando enquanto se prepara para cair na piscina

Uma coisa interessante é que ela, de cara, já anda bem direitinho. Não parece em nada com aquelas cenas que vemos de bebês andando meio cambaleando, com as pernas abertas, pezinhos afastados para os lados, barriguinha pra frente e bracinhos levantados. Parece que ela andava mesmo é ensaiando esse tempo todo para já começar bonito! Quando anda, dá passinhos firmes e contínuos, com as perninhas ligeiramente afastadas, mas com pezinhos para a frente. Muda de direção com desenvoltura e senta e se levanta sem apoio. Aliás, ela parece adorar ter as duas mãos livres, pois adora se levantar com as mãos ocupadas com brinquedos :-)

Aqui ela aparece um dia após aprender a andar sozinha, perambulando perto da piscina, antes de sua aula de natação.


E aqui, juntamos os melhores momentos dos 4 primeiros dias de sua nova fase. Reparem, no instante 1min23s do vídeo, como ela já está abusada e se levanta não só sem usar as mãos, mas com as duas mãos ocupadas!


Bom, por fim, quanto ao título desta postagem, "I'm a toddler", a palavra "toddler" é uma que agora sinto falta no português do dia a dia. Toddler é um bebê que acabou de aprender a andar e, portanto, anda ainda com certa dificuldade. Também pode designar um bebê entre 1 e 2 anos de idade. É uma palavra muito usada. Em português deve até existir uma equivalente, mas deve ser algo que ninguém usa, pois não encontrei.

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda e fofa!!!
    Já falando, andando e quase correndo... Acabou, de vez, o sossego...

    Parabéns Júnia e Douglas! Laurinha está ainda mais linda :)

    Beijos, Pac

    ResponderExcluir